Manual de Limpeza Doméstica.
Manual limpeza doméstica
Manual de limpeza: este manual foi elaborado pensando nas pessoas que se responsabilizam pelos afazeres da casa assim como as que prestam os serviços.
LIMPAR é o ato de retirar impurezas de um corpo, de um material ou de um local, é a remoção de todo material estranho (sujeira, matéria orgânica).
NOÇÕES BÁSICAS DE HIGIENE PESSOAL
O básico em higiene pessoal é tomar banho, lavar os cabelos pelo menos 02 vezes por semana, lavar as mãos antes das refeições e quando chega da rua e prestar bastante atenção aos odores de suor e hálito.Algumas pessoas exalam odor muito forte e isso independe da higiene pessoal, se ela estiver cheirando mal vai dar uma péssima impressão, mas isso se resolve com facilidade, quanto ao mau hálito, à higiene bucal é fundamental, mas como algumas pessoas não percebem, ter um amigo para avisar é sempre bom e não ofende, ajuda.
Estar sempre com as roupas limpas e bem passadas também é fundamental.
COMO COMEÇAR A LIMPEZA DA CASA?
Cada casa tem suas necessidades e diferentes rotinas.Algumas precisam começar pela cozinha já que ainda tem gente dormindo nos quartos pela manhã, outras precisam que se comece pelos quartos já que a família está tomando o café da manhã e outras precisam que se comece pela área de serviços: lavar roupas, passar, organizar os materiais para a limpeza do dia.
Cada casa é um mundinho com suas particularidades e isso precisa ser respeitado, um pouco de “sensibilidade” também ajuda.
PERIODICIDADE DA LIMPEZA (REGRA GERAL)
Sabemos que limpar uma casa, mais do que de trabalho braçal, necessita de muita atenção, bom senso e principalmente dedicação.Ser uma boa “dona de casa” é estar atenta às necessidades da(s) pessoa (s) que habitam o local, independente do tempo que se passa nela.
Ter carinho pelos que habitam a casa, gostar de gente e ter atenção a pequenos cuidados fazem a diferença.
Por mais que você tenha uma boa empregada, a responsabilidade de supervisionar é sempre sua.
Você deve estar atenta às necessidades da casa, saber se a sala de TV ou seu quarto sujam mais do que a sala de estar, precisa sentir o que a casa pede pra você e, principalmente, ser feliz dentro dela.
Algumas pessoas gostam, quando estão sem ajudante, de limpar um cômodo por dia, mantendo sempre os outros organizados, lavar e passar as roupas nos finais de semana ou quando está vendo TV. Cada um sabe a necessidade de sua casa, fica a critério de quem vive no local escolher.
Segue aqui uma pequena lista, despretensiosa, para que haja uma organização dos afazeres da casa. Seja para fazer ou para orientar, é importante que você saiba tudo o que acontece em sua casa.
Diariamente deve-se:
- - recolher o lixo; (se tiver coleta seletiva em casa, melhor ainda!);
- - limpar o pó dos móveis e acessórios;
- - limpar os banheiros (incluindo os seus acessórios);
- - repor papel higiênico, papel toalha;
- - limpar e varrer (aspirar) pisos;
- - limpar aparelhos telefônicos (e outros empoeirados);
- - deixar a louça lavada e a cozinha limpa e organizada;
- - arrumar as camas, afofar os travesseiros;
- - guardar roupas;
- - lavar e passar roupas: este item também deve funcionar conforme a rotina da casa e se possível, juntar o máximo de roupas para passar em um só dia, pois assim estará economizando a energia do planeta;
- - mantenha as panelas sempre limpas, se for necessário, areadas.
Semanalmente deve-se:
- - lavar pisos e paredes de banheiros, cozinha e área de serviços;
- - aspirar pisos, estofados e tapetes;
- - lavar e secar as lixeiras ;
- - lustrar móveis de madeira;
- - limpar os eletrodomésticos;
- - limpar as paredes azulejadas;
- - verificar os cantinhos onde podem aparecer insetos como aranhas e suas teias;
- - limpar as portas, maçanetas e rodapés;
- - organizar a dispensa de alimentos; (dispensar o que estiver vencido);
- - trocar os lençóis e toalhas (este item depende de cada um; algumas pessoas trocam toalhas e lençóis a cada dois dias);
- - molhar as plantas;
- - limpar persianas.
Quinzenalmente deve-se:
- - polir dos acessórios de metal;
- - limpeza dos vidros, janelas, peitoris e basculantes;
- - limpeza de esquadrias;
- - limpar e higienizar geladeira, freezer, fogão, micro-ondas;
- - aspirar colchões e travesseiros;
- - encerar o piso.
Mensalmente deve-se:
- - limpeza geral das paredes, colunas e tetos;
- - limpeza dos aparelhos de iluminação, lustres e spots;
Semestralmente deve-se:
- - limpeza interna de armários e descarte de roupas e objetos que não se usa;
- - limpeza de telhados e calhas;
- - limpeza de coberturas em vidro ou policarbonato;
- - dedetizar a casa / apartamento;
- - trocar filtros de purificadores de água.
Anualmente deve-se:
- - lavar caixas d’água;
- - lavar tapetes, carpetes e estofados;
- - lavar persianas e cortinas;
- - lavar tecnicamente: pisos e superfícies externas.
PRODUTOS E MATERIAL DE LIMPEZA
O básico para limpar uma casa é:
- - detergente desengordurante neutro;
- - desinfetante;
- - limpa vidros;
- - baldes;
- - esponjas (separar as que lavam banheiros, área de serviços e as que lavam louças);
- - panos;
- - espanadores eletrostáticos;
- - aspirador de pó;
- - vassouras (separar as que lavam banheiros, áreas externas e as que limpam a casa);
- - rodo;
- - desentupidor;
- - escovas de todos os tamanhos (até as de dentes são muito úteis);
- - luvas;
- - pá de lixo;
- - flanelas;
- - fibras de limpeza com e sem abrasivos;
- - palha de aço;
- - borrifador;
- - ferro de passar;
- - tábua de passar;
- - cabides;
- - escada;
- - kit de limpeza de vidros: luva de pelo de carneiro, rodinho e pano de algodão;
OPERAÇÕES DE LIMPEZA
LAVAR OU PASSAR PANO
Praticamente qualquer superfície lavável pode ser limpa por detergentes neutros.
Para limpeza de pisos em geral como porcelanato, mármores e pisos vinílicos se faz necessário cuidados especiais. Durante a limpeza utilizar sempre dois baldes, um com água limpa e outro com água + produto diluído. Lavar o pano no balde de água limpa sempre que for repassar o produto no chão novamente. Isso evita que o pano fique encardido e deixando resíduos nos poros.
Os dois baldes garantem uma maior longevidade dos pisos, apesar de ser um procedimento simples. Os pisos em madeira tratada devem ser limpos com o produto bem diluído e com o pano limpo bem torcido. Um pano seco na sequencia revitaliza o lustro após a limpeza.
Para vidros e esquadrias pode ser usado um bom limpa vidros. Não podem conter porcentagens altas de amoniacados na composição. Jamais limpe as esquadrias com buchas verdes de limpeza. Apenas utilize pano limpo com produto ou buchinhas amarelas de limpeza leve.
Por fim um bom desinfetante para garantir a higienização do local. Produtos a base de quaternário de amônio são muito eficientes. Importante lembrar que os mármores não são afetados por estas bases.
IMPORTANTE: Evite usar sabão em pó como produto de limpeza de pisos. O sabão em pó é extremamente alcalino e com o tempo danifica as superfícies lavadas por ele. Sapólio e similares também podem trazer sérios problemas ao longo do tempo. O uso contínuo de cândida e derivados ativos de cloro é danoso a diversas superfícies em especial mármores brancos, madeiras e rejuntes que podem se tornar amarelados. Os derivados de cloro podem ser usados com frequência em áreas de desinfecção como vasos sanitários, mas evitados em outras superfícies.
VARRER E ASPIRAR
Alguns lugares devem ser aspirados e outros varridos, pois, ao se usar vassoura levantam-se microrganismos juntamente com a poeira e então deve-se passar o pano úmido. É importante livrar sua casa da sujeira, ácaros, pelos de animais e qualquer outra coisa que te faça espirrar – por isso, aspirar frequentemente a casa é parte importante de limpeza.Tire o pó dos móveis depois de varrer ou aspirar para retirar a poeira levantada pela movimentação (existe um espanador eletrostático que não joga a poeira pra fora, ele é imantado e segura a poeira em suas fibras).
ENCERAR
É uma operação de limpeza que visa aplicar uma camada de cera sobre uma área com o objetivo de diminuir o desgaste e a penetração de sujeira e melhorar a aparência.Como proceder:
- O chão deve estar limpo e seco;
- Reunir os móveis para deixar a área livre;
- Colocar a cera necessária num balde;
- Molhar o pano e aplicar uma camada fina com movimentos longos e retos numa só direção;
- Deixar secar durante meia hora;
- Dar brilho com a enceradeira ou flanela;
LIMPEZA DE PAREDES E TETOS
Não precisam ser lavados diariamente e sim conforme planejamento de limpeza. Limpar primeiro o teto e depois a parede com movimentos de cima para baixo. Afastar sempre os móveis do local a ser limpo para não danificá-los.
LIMPEZA DE VIDROS E JANELAS
Para adquirir uma aparência melhor, as janelas necessitam de limpeza regularmente. Tanto os produtos comerciais quanto as receitas caseiras dão o mesmo resultado.
O ideal é lavar a janela em dias nublados, pois a luz solar direta acaba secando o produto de limpeza antes que você possa polir o vidro adequadamente. Use limpa-vidros.
Existe um Kit de limpeza que é vendido em casas de produtos de limpeza, vale a pena usar pois o resultado é muito bom.
Para limpar o canto da janela, utilize uma escova de dente macia ou pincel. Lavar um lado da janela com movimentos horizontais e o outro lado com movimentos verticais, pode te ajudar a identificar em qual deles ainda restam manchas.
Caso o vidro esteja muito empoeirado, antes de limpar passe apenas um papel (absorvente ou jornal). Depois, um pano macio e limpo, embebido com água ou álcool.
LIMPEZA DOS BANHEIROS E VASOS SANITÁRIOS
Preparar o equipamento necessário: pano, escovas de plástico, baldes, sabão, desinfetantes, hipoclorito de sódio (cloro, cândida), luvas de borracha.
Colocar cloro nas partes mais afetadas por gorduras corporais e sujidades devido à umidade, deixar agir por alguns minutos.
Encher um balde com água limpa e outro com detergente neutro.
Levantar o assento, Esfregar o interior do vaso com a escova, inclusive a área sobre a borda, dar a descarga.
Lavar o exterior do vaso, o assento de ambos os lados, dobradiças e partes próximas do chão.
Enxaguar com água limpa, secar com pano limpo o exterior do vaso e assento.
Dar nova descarga.
Passar pano com solução de hipoclorito de sódio sobre o assento e a tampa do vaso.
As portas dos boxes de vidro ficam mais translúcidas se limpas com uma esponja mergulhada em vinagre branco.
O ideal é que o banheiro seja limpo todos os dias e lavado pelo menos uma vez por semana.
LIMPEZA E DESINFECÇÃO DE COZINHA E ÁREA DE SERVIÇOS
Limpar mesas, bancadas, armários, prateleiras, cadeiras, com pano úmido em água e detergente neutro.
Secar com pano limpo e seco.
Friccionar com pano embebido em álcool 70% .
Limpar o piso.
LAVAR A LOUÇA
A escolha de usar sabão em pedra (que também lava super bem a louça e é mais ecológico) ou detergente biodegradável é sua. Uma coisa legal é usar o detergente nas louças mais engorduradas e o sabão nas outras; você vai precisar de bucha, esponja de aço e algumas escovinhas com cabo comprido.
Primeiramente deixe a louça sem restos deixados, limpe com papel toalha e depois separe a louça sem gordura da louça engordurada.
Se você tiver água quente, coloque numa bacia e coloque dentro as louças mais engorduradas. Organize a pia, coloque as panelas e formas em cima do fogão, os pratos empilhados e os copos ao lado, dentro da pia você coloca os talheres.
Inicie a lavagem pelos copos, pratos, vasilhas, deixando sempre os talheres por último pois ficando em contato com a água as sujidades contidas neles amolecerão facilitando a limpeza. Desligue a torneira enquanto você esfrega a louça, isso evita o desperdício.
Deixar a pia limpa é a última etapa e também é bem importante. Ao terminar de lavar a louça, lave a pia, retire toda a sujeira do ralinho. Use a bucha, detergente e rodinho, depois seque com pano seco, isso é importante para que não haja produção de bactérias.
Outra que se você bobear se enche de bactérias é a esponja. Troque-a regularmente.
A bucha pode ser esterilizada no microondas: bastam 30 segundos (quando seca) ou 60 segundos (quando molhada), em potência máxima, para eliminar todas as bactérias.
LEMBRE-SE: A COZINHA NÃO ESTÁ LIMPA ENQUANTO O FOGÃO ESTIVER SUJO.
LIMPEZA DO FORNO DE MICRO-ONDAS, FOGÃO E FORNO CONVENCIONAL
É conveniente limpar de vez em quando o micro-ondas mesmo ele não sujando tanto; use um pouco de água e detergente liquido neutro. Se depois de um assado, o forno possuir respingos, limpe-os logo que puder, mantenha o hábito de limpar os líquidos derramados e outros resíduos assim que eles caírem ou espirrarem dentro do micro-ondas.
Se ele estiver sujo, siga as instruções do fabricante. Não use palha de aço. Se tiver cheiro de comida ligue por dois minutos na potência mais alta com uma xícara de água e duas rodelas de limão dentro. Depois retire e passe mais um pano seco ou papel-toalha por dentro e deixe a porta aberta por cerca de 10 minutos. Isso vai eliminar os odores mais desagradáveis.
Na limpeza do fogão convencional, nunca use esponja de aço comum para limpar inox. Ela arranha as partes polidas e deixa minúsculas partículas de aço que podem vir a provocar manchas e até o aparecimento de ferrugem. Nunca jogue água nos queimadores. Retire e lave com palha de aço se for necessário ou limpe com esponja ou pano fino com água e sabão neutro, enxugando com pano macio logo após.
Limpar forno autolimpante é muito fácil... remova o excesso de gordura, usando um pano úmido ou uma esponja macia... sem esfregar. Nunca utilize materiais como esponjas de aço, saponáceos, facas e produtos comerciais para limpeza de fornos, podem estragar o revestimento autolimpante. As grelhas do forno são removíveis, lave-as e retire a gordura.
Para estender, use o mínimo de pregadores, pois eles marcam e deformam a roupa, você pode usar cabides.
Algumas roupas devem ser lavadas à mão como as de seda e lã e estendidas para secar e não penduradas.
Procure juntar o máximo de roupas (sem saturar a máquina, claro!) para aumentar a vida útil da máquina e economizar energia. Não use excesso de sabão em pó e amaciante, isso não é garantia de roupa cheirosa! . O excesso destes produtos pode provocar manchas, desbotamento e até mesmo um cheiro ruim e nas toalhas ele diminuir o poder de absorção.
Cuidado ao manipular cloro, ele pode amarelar as roupas brancas, o ideal é usar um sabão líquido específico para roupas brancas. As roupas escuras não precisam ficar muito tempo de molho, elas podem desbotar.
Se ele estiver sujo, siga as instruções do fabricante. Não use palha de aço. Se tiver cheiro de comida ligue por dois minutos na potência mais alta com uma xícara de água e duas rodelas de limão dentro. Depois retire e passe mais um pano seco ou papel-toalha por dentro e deixe a porta aberta por cerca de 10 minutos. Isso vai eliminar os odores mais desagradáveis.
Na limpeza do fogão convencional, nunca use esponja de aço comum para limpar inox. Ela arranha as partes polidas e deixa minúsculas partículas de aço que podem vir a provocar manchas e até o aparecimento de ferrugem. Nunca jogue água nos queimadores. Retire e lave com palha de aço se for necessário ou limpe com esponja ou pano fino com água e sabão neutro, enxugando com pano macio logo após.
ORGANIZAR A LAVAGEM DAS ROUPAS
Roupas bem lavadas e bem estendidas facilitam a vida na hora de passar. O ideal é separar as roupas claras das escuras, separar as que precisam de uma atenção especial como manchas, lingeries, roupa de cama, toalhas, deixe tudo separadinho.- • Roupas mais delicadas devem ser lavadas em saquinhos para lavagem (vende em qualquer supermercado).
- • Panos de prato devem ser fervidos em água e sabão em pó para retirar toda a sujeira e gordura. Ou utilize um produto que tire gordura e não precise de calor.
- • Camisas devem ser esfregadas à mão nos colarinhos, axilas e punhos.
- • Roupas de cama lave em separado, pode lavar junto com as toalhas de banho, pijamas.
- • Cuidado com roupas que soltam tinta, faça um teste antes molhando a peça e espremendo, se sair tinta lave separado das outras e jogue sal para diminuir o desbotamento.
- • Peças de tecido mais delicados nunca vão à máquina.
Para estender, use o mínimo de pregadores, pois eles marcam e deformam a roupa, você pode usar cabides.
Algumas roupas devem ser lavadas à mão como as de seda e lã e estendidas para secar e não penduradas.
Procure juntar o máximo de roupas (sem saturar a máquina, claro!) para aumentar a vida útil da máquina e economizar energia. Não use excesso de sabão em pó e amaciante, isso não é garantia de roupa cheirosa! . O excesso destes produtos pode provocar manchas, desbotamento e até mesmo um cheiro ruim e nas toalhas ele diminuir o poder de absorção.
Cuidado ao manipular cloro, ele pode amarelar as roupas brancas, o ideal é usar um sabão líquido específico para roupas brancas. As roupas escuras não precisam ficar muito tempo de molho, elas podem desbotar.
MÁQUINAS DE LAVAR: ENTENDA MAIS UM POUCO
FUNÇÕES DE LAVAGEM
Programas de lavagem: máquinas automáticas têm vários programas que garantem a lavagem mais adequada para cada tipo de roupa como jeans, cobertor, roupa íntima, edredom entre outras. Esses programas regulam nível de água, tempo de centrifugação e outras funções, contribuindo para que suas roupas durem mais e saiam inteiramente limpas.Ciclos de lavagem: são partes menores dos programas de lavagem com ações determinadas como, por exemplo, um ciclo só para lavar, só para enxaguar, só centrifugar etc.
Níveis de água: essa função regula o nível de água que vai na cuba. Alguns modelos de lavadoras até mesmo indicam a melhor dosagem de sabão e o nível de água de acordo com a quantidade de roupa (volume) que você colocou no cesto para lavar.
Molho: modelos mais atuais tem molho misto, ou seja, realizam várias agitações em pequenos intervalos de tempo, misturando melhor a roupa com água e sabão. Isso aumenta a eficiência na remoção da sujeira. Pois a água passa em diferentes sentidos pelas fibras do tecido.
Funções inteligentes: Algumas máquinas realizam cálculos que fazem ajustes automáticos no nível de água, tempo de lavagem e centrifugação, alcançando resultados melhores gastando menos energia.
FUNÇÕES DE ENXÁGUE
A retirada do sabão e amaciante é feita de diversas maneiras hoje em dia. Alguns modelos tem o chamado jato limpante que é um sistema de enxágüe com características especiais para uma melhor remoção do sabão das roupas. Seu funcionamento se dá através da liberação jatos de água que eliminam todo o resíduo de sabão da lavadora. Em alguns modelos existem também a programação de um ou mais enxágues extras para remoção completa do sabão.FUNÇÕES DE CENTRIFUGAÇÃO
Em alguns modelos você pode escolher até quatro velocidades diferentes deste processo. Em outros existe a função de centrifugação econômica, garantindo a mesma eficiência, mas com pausas durante a centrifugação para uma maior economia de energia.PASSAR ROUPAS
Decifrando a etiqueta: O cuidado com suas roupas de cama, mesa e banho são importantes para que elas fiquem bonitas por muito mais tempo. Para isso, respeite as instruções que estão na etiqueta do produto.Pode ser lavado na máquina.
O número indica a temperatura máxima da água durante a lavagem. Neste exemplo a temperatura máxima indicada é 60ºC.
Alvejantes
(Cloro ou Água Sanitária) Proibido o uso de alvejante.
Secagem
Secar verticalmente no varal. É recomendável que roupas coloridas sejam secadas à sombra
Passar a Ferro
Fique atenta sobre o número de pontos que está dentro do ferro. Ele indica a temperatura máxima para passar. Neste caso a temperatura é média (no máximo 160º).
Lavagem a Seco
Não lavar a seco.
Acumule a maior quantidade possível de roupas a serem passadas. Nunca deixe o ferro ligado sem necessidade. Após desligá-lo aproveite o calor para passar roupas leves.
Para facilitar, separe as roupas juntando calça com calça, camiseta com camiseta, roupas íntimas, meias.. deixando tudo organizado. Quando tirar do varal procure dobrar, não amontoar. Não deixe que amasse muito, assim na hora em que for passar ficará mais fácil.
Algumas roupas devem ser passadas no avesso se não elas ficam com brilho. Se não quiser passar no avesso, use um pano fininho sobre a peça. Para passar roupas de algodão procure usar o ferro a vapor ou então umedeça-as com uma água de passar ou com água mesmo no borrifador.
Separe as roupas mais grossas das mais finas e na hora de passar ajuste a temperatura de acordo com as roupas. Comece pelas roupas difíceis de passar (camisas!).
A tabua de passar é muito importante nessa hora sendo que dá o encaixe para passar calças e mangas de camisas também.
Para limpar seu ferro de passar roupa é muito simples, você precisa apenas de uma vela, uma esponja de aço, um pano úmido, água com sabão de coco e uma escova de dente.
Quando o ferro ainda estiver morno, passe a vela no fundo. Coloque a esponja de aço em cima de um pano e passe o ferro em cima como se estivesse passando roupa, até que fique limpo. Depois que o ferro estiver frio, passe um pano úmido, molhado com água e sabão de coco. Com uma escova de dente tire a sujeira das frestas.
É importante lembrar que esse processo é eficiente apenas em ferros que não possuem o revestimento de teflon. Para esses casos a limpeza deve ser feita com o ferro frio, com um pano seco e bem macio.
Você pode passar roupas com um vaporizador, é fácil, tira a cara de amarrotado mas não deixa perfeito. Também é ótima opção para quem tem pouco espaço em casa.
CARPETES, TAPETES E ESTOFADOS
O uso do capacho é fundamental para manter a casa e o carpete limpo por mais tempo. O capacho numa entrada acarpetada chega a reter até 70% dos resíduos.Um dos cuidados mais importantes para manutenção de carpetes, tapetes e estofados é a aspiração. Para aumentar a durabilidade da limpeza deve-se aplicar o aspirador de pó no mínimo 3 vezes por semana, seguindo regras básicas como aplicar o aspirador nos dois sentidos das fibras dando maior atenção para as áreas de tráfego ou lugares mais usados. Não use produtos de limpeza em carpetes e estofados, pois os resíduos destes produtos facilitam o acúmulo de nova sujidade, além de deslocar a sujeira existente da superfície para a base das fibras.
Só a limpeza profissional periódica pode remover a sujeira acumulada efetivamente além de realizar a higienização das fibras. Por isso, ela deve ser realizada periodicamente: de seis meses a um ano de intervalo, dependendo do caso.
LIMPEZA / LAVAGEM DE CORTINAS
No dia a dia, podem ser aspiradas, mas devem ser lavadas pelo menos uma vez ao ano. Os forros podem ser lavados em casa assim como o Voil. Outros tecidos deverão ser lavados a seco e essa lavagem é exclusivamente profissional.LIMPEZA DE PERSIANAS
Recomenda-se passar espanador de pó ou pano seco uma vez por semana. Essa manutenção é feita somente para tirar o grosso do dia-a-dia.Abaixar a persiana, colocar as lâminas em posição horizontal.
Com pano úmido, tirar o pó das lâminas da persiana, da moldura da janela, parapeito e área em volta da persiana.
Nas persianas de tecido, pode-se usar aspirador com bocal de escova pra tirar o pó.
Essa manutenção preventiva é feita somente para que a persiana dure pelo menos um ano, até ser feita uma lavagem técnica.
CASA COM CHEIRINHO DE LIMPEZA
Após limpar a casa e durante, claro, mantenha-a o mais arejada possível. O cheiro de limpeza ficará por conta dos produtos utilizados por você.Para deixar sua casa perfumada vaporize um pouco de perfume nas lâmpadas apagadas das salas, banheiros e quartos. Quando acesas, vão espalhar um aroma agradável.
Se você suportar incensos e lavandas, borrife sempre pela casa, na roupa de cama, dentro de gavetas etc..
CUIDADOS COM OS MATERIAIS DE LIMPEZA
Após a limpeza é fundamental cuidar dos utensílios para que eles não se contaminem e tenham maior durabilidade.- • Escovas – Devem ser lavadas com água e sabão diariamente após o uso e postas para secar com cerdas para baixo.
- • Baldes – Devem ser lavados diariamente ou desinfetados. Guarda-los limpos, secos e embocados.
- • Panos – todos os panos, após uso, devem ser lavados com água e sabão. Devem ser separados e usados em seus devidos locais: limpeza de cozinha, de banheiros e do restante da casa.
COLETA, RECICLAGEM E ARMAZENAMENTO DO LIXO
O lixo de sua residência poderá ser separado de um modo tranquilo e sem stress...- Primeiro separe o lixo orgânico do lixo reciclável;
- Se tiver espaço, coloque lixeiras separadas para papéis, plásticos, metais e vidros; ou então, simplesmente separe orgânicos, plásticos e papéis.
- Lâmpadas, Pilhas e baterias devem ser descartadas separadamente.
TABELA DE CORES PARA COLETA SELETIVA
Valorizar o trabalho das pessoas é a melhor maneira de estimulá-las a buscar sempre fazer o melhor. Reconheça a importância do trabalho de sua empregada e o quanto você aprecia encontrar tudo limpo e organizado. Aliás, nada melhor que encontrar sua casa toda organizada e harmoniosa depois de atravessar a hora do rush.
Nem sempre as instruções dadas são executadas ou entendidas. A melhor maneira de se comunicar é ter em mente que a outra pessoa não pode guardar todas as ordens de uma só vez. Então fazer um roteiro da sequencia de trabalho do dia da semana, facilita muito o entendimento, e os resultados serão melhores.
E aí, gostou? 😍😍 Conte o que achou!!! 😄😄